• Home
  • Blog
  • Descubra Quem É Você E Encontre Sua Melhor Versão

Descubra Quem É Você E Encontre Sua Melhor Versão

Descubra Quem É Você E Encontre Sua Melhor Versão

Descubra Quem É Você E Encontre Sua Melhor Versão

A todo tempo me perguntam: Afinal Lucas, o que é preciso fazer para mudar de vida completamente? Não posso te iludir a acreditar que existe uma receita para o sucesso, afinal, se existisse todos o teriam. Acontece que a grandes maiorias das pessoas vivem suas vidas baseadas em uma versão que as pessoas dizem, ou seja, “se acham que sou incapaz, sou incapaz”outra situação que vejo muito, “não sou bom em cálculos, significa que não sou inteligente” e tem uma situação que se faz ainda mais presente, “se as pessoas não se importam comigo, com certeza eu devo ser uma pessoa ruim”.

Você pode estar pensando. “Mais Lucas, quanta coisas ruim”, pasmem, é ainda pior!  Desde o momento que me dispus a trabalhar com o desenvolvimento humano, fiquei abismado em ver como as pessoas sentem prazer em se crucificarem, julgarem a si próprio como sendo um“nada”.  Sabe o que mais me preocupa? Esse comportamento tem sido cada vez mais presente entre os jovens, ou seja, se os jovens serão quem supostamente irão mudar o mundo, agindo dessa forma, qual será nosso futuro?

Vale ressaltar, que a melhor maneira de viver bem é descobrir quem você é, do que você é capaz, o que te motiva, o que te faz bem, o que te move a ser melhor.  Em outras palavras, descubra no que você é bom e dê valor a si mesmo. Digo por experiência própria, enquanto eu me culpava por não ser bom em matemática, aquilo me fazia sentir inferior, me dava a sensação de não ser capaz. Agora, a partir do momento que descobri que amo pessoas, que gosto de lidar com gente, que tenho prazer em contribuir com as pessoas, no sentindo delas encontrarem sua melhor versão, além disso, me motivar a ser feliz, passei a focar em ser bom no que sei fazer, em evoluir dentro das minhas competências.

O grande erro das pessoas consiste em querer ser bom em tudo, querer estar em evidencia, está no pódio o tempo todo.  Tive a certeza disso quando passei a questionar as pessoas: No que você é bom? Qual atividade (na vida ou na empresa) que você tem prazer em fazer? Acreditem! Poucos tiveram essa resposta.

O meu questionamento é, se você não sabe no que é bom, tampouco será bom em algo, até porque, por mais excelente que você seja em algo, se você não identificar isso, não dará valor, não se empenhará, não terá entusiasmo com seu resultado. Infelizmente presenciamos a todo tempo pessoas infelizes, não sabem o que querem da vida, não buscaram encontrar o real propósito de tudo, vivem como se tivessem (uma expressão que eu ouvia muito quando era criança) “empurrando com a barriga.”

Quando me refiro a encontrar sua melhor versão, afirmo sobre evoluir no que você é, melhorar o que você já faz, ofertar a si mesmo e as pessoas um ser humano melhor.  Quantas vezes você esteve com algumas pessoas, mas não estava de fato com elas? Quantas vezes alguém está dialogando com você e seus pensamentos estão em outro mundo? Quantas vezes você fez algo simplesmente por obrigação? Seja sincero e dê essa resposta pra você mesmo!

Vivemos um momento em que a grande maioria está preocupada em ostentar, supostamente seria: “mais vale as pessoas acreditarem que sou feliz, do que realmente eu ser feliz”. As conseqüências disso são graves, talvez seja por esse fato que encontramos cada vez mais um mundo de aparências, poses exageradas nas redes sociais, declarações de amor virtuais, relações altamente voltadas para um benefício único e não o mútuo. Há uma frase minha que uso sempre e gostaria de compartilhar com você: “Quem muito se ostenta pouco se sustenta”. Seja feliz e pronto! Simples assim.

Lucas Fonseca

Educador – Consultor – Palestrante

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Seja bem-vindo ao MAP 19

Esse é o seu primeiro passo para uma jornada de sucesso!