• Home
  • Blog
  • Se empreender é inovar, como seria empreender sobre a forma de enxergar a vida?

Se empreender é inovar, como seria empreender sobre a forma de enxergar a vida?

Se empreender é inovar, como seria empreender sobre a forma de enxergar a vida?

Se empreender é inovar, como seria empreender sobre a forma de enxergar a vida?

Sempre soube que empreendedorismo é sinônimo de inovação. Confesso que sempre amei estudar o assunto. Durante minha graduação em Administração, foi uma das disciplinas que mais me encantei. Não é atoa que me tornei Empreendedor, desisti da carreira de servidor público, com um cargo efetivo para buscar a realização dos meus sonhos, inovar dentro da minha área de atuação e me tornar especialista em algo.

Falar em inovação sempre foi uma forma de exemplificar o que de fato seria empreender, acontece que em tempos atuais, nunca foi tão necessário inovar sobre a forma de enxergar a vida, o padrão de mentalidade, a forma de enxergar a crise, as pessoas, sua empresa, bem como o cenário devastador que a coleção de “crises” tem colocado o Brasil.

Tenho dito sempre em minhas palestras e especificamente no Treinamento MAP®, (Mindset de Alta Performance) que a melhor forma de superarmos qualquer obstáculos, o desafio é mudar nossa visão sobre aquele determinado acontecimento, sentimento ou situação. Jamais podemos mudar algo, sem antes mudarmos o que tal situação significa pra você.

Seria hipocrisia dizer que não existe crise, ela está escancarada aí, sentimos isso todas as vezes que vamos ao supermercado, bem como a quantidade de empresas que tem se fechado, empresários endividados, fazendo contenção de despesas, demissões acontecendo a todo tempo. No entanto, tenho visto também, empresários que escolheram mudar o significado da crise, enxergando como uma oportunidade para fazer diferente, corrigindo erros antigos e saindo na frente.

Mudar a forma em que enxergamos a vida é parar de reclamar, desistir de buscar culpados e passar a ter autorresponsabilidade em tudo que acontece. Devemos compreender que focar na solução é sempre o melhor remédio, como por exemplo: Culpar a crise, a equipe, o governo, a cidade que você atua não vai resolver nada.

Jamais poderíamos mudar algo que aconteceu, mas podemos mudar o significado de tudo que acontece e tirar como aprendizado. Pararmos de inventar historinhas para justificar o fracasso. Sempre digo, somos especialistas em criarmos historinhas para justificar algo. Cito que em determinado momento minha empresa teve uma queda no faturamento, logo afirmei: Mas isso acontece com toda empresa que está começando. Em seguida percebi que eu já estava criando uma historinha pra justificar aquilo.

Empreender de verdade é mudar nossa Mindset, é assumir a responsabilidade sobre tudo, é saber que em tempos de crise, devemos inovar, criar, fazer diferente. De fato o número de empresas com situações desafiadoras tem sido grande, mas também, outras determinadas empresas têm crescido absurdamente.

Te sugiro a refletir: Qual tem sido seu posicionamento em tempos atuais? Como tem enfrentado as situações desafiadoras? Qual historinha tem inventado para justificar a queda nos resultados? Quanto tempo você tem investido para se qualificar?  Lembre-se: Você não tem como mudar todas as situações, mas tem a liberdade de escolher qual significado você dará para cada uma dela. Escolha enfrentar de cabeça erguida, entenda que desafios vem e vão, que no final de tudo entenderá que em tudo há um propósito!


Deixe um comentário

Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.

Seja bem-vindo ao MAP 19

Esse é o seu primeiro passo para uma jornada de sucesso!